Revolução na Cozinha – Jamie Oliver

Sempre gostei do programa do Jamie Oliver na TV. Gosto do jeito rustico que ele cozinha utilizando quase sempre o mesmo tempero nas comidas: muita pimenta !

Já tinha o livro anterior também publicado pela editora Globo, O chef sem Mistérios, com receitas complexas e ingredientes não muito comuns para nós Brasileiros.

O novo livro tem uma visão completamente diferente, mostrando uma cozinha rápida e quase toda ela possível de ser preparada por cozinheiros iniciantes , mas sem a pobreza de livros como a Dona Benta e similares.

Esse livro se destina a pessoas que acreditam que a simplicidade não é sinônimo de comida ruim e apenas o cuidado e a qualidade dos ingredientes criam o prato perfeito. Revolução na Cozinha é um livro democrático, que anda na contra-mão dos outros cozinheiros da televisão, que querem apenas impressionar e fazer show.

Anúncios

6 Respostas para “Revolução na Cozinha – Jamie Oliver

  1. Ze
    Adorei o blog… ehehehe
    Aqui o Jamie é super badalado: alem dos livros, encontramos panelas, copos, saleiros e tudo o que vc imaginar com a recomendacao dele.. Eu tenho o Livro ” A Italia de Jamie” – eu acompanhei alguns episodios na TV.. A maioria das receitas sao faceis, e faco sem medo de errar!
    Alias, vc poderia colocar o link da sua aparicao na tv aqui! Beijos

  2. JL

    Parabéns pelo Blog. Adorei e vou mostrar pro pessoal em casa. Arte com musica na culinaria ficou fantastico. Parabens

  3. O livro é realmente muito bom.
    Não resisti e comprei um pra mim…
    Tem receitas e dicas ótimas, bem explicadas e com imagens lindas.
    Valeu a dica!

  4. POBREZA do Dona Benta!!!!!????? Desculpe a sinceridade, mas só alguém muito ignorante em relação à cozinha pode dizer isso. O livro do Jamie Oliver pode ter fotos legais, lay-out bem feito, um tanto de sorriso cheio de dentes amarelos dele, mas é uma bosta em termos de receitas. Pra ter aquelas receitas basta clicar no google e pronto, não precisa gastar dinheiro e espaço. A bibliografia do Dona Benta contém Larousse e Escoffier. Já ouviu falar? Imagino que não, então continue comprando Jamie Oliver e colocando limão e pimenta em tudo que faz. O livro dele é bom pra iniciantes, principamente para aqueles que querem ser iniciantes a vida toda. E não estou falando de profissionalismo, mas se vc quer melhorar sua cozinha, invista nos Dona Bentas da vida e coloque o Jamie Oliver na sala, pra enfeitar a mesa.

    • Sua sinceridade é otima ! Pois realmente me considero um ignorante nas artes culinárias. Com sua crítica até da vontade de pegar novamente coleção da Dona Benta para ver o por que não gosto dela. Apesar de não ter lido os classicos (ainda), conheço Beauvilliers (A Arte da Cozinha), Anthelme Brillat-Savarin (Fisiologia do Gosto), Antoine Carême, Auguste Escoffier (Le Guide Culinaire, livro das 5000 receitas que englobam toda a cozinha francesa), depois Ferdinand Point e descambamos para Novelle Cousine, Cozinha Molecular (Herve This, Ferran Adria) e vamos retornando para os clássicos…
      Agora ei de concordar com vc que Jamie é para donas de casa e nem amadores, quem se interessa mesmo em cozinhar de verdade precisa ir além lendo o Le Cordon Bleu: Todas as Técnicas de Culinária ou alguns do Livros da Larrouse, uma das poucas editoras a publicar livros sérios. Se for enfeitar a sala acho melhor a filme Sem reservas com a Catherine Zeta-Jones !

  5. A bibliografia que vc citou é fantástica, mas acho que só quem é profissional ou quem tem muito tempo de folga vai ler tudo isso. Faço apenas uma ressalva: não se iluda, o livro (assim como a escola) da Cordon Bleu tb é pra donas de casa. Na França, as verdadeiras escolas de cozinha são públicas e fazem parte do MEC de lá – mais ou menos como escolas técnicas onde o aluno faz o curso simultaneamente ao colégio (os últimos 2 anos). Mas, é verdade que comparado com o livro do Jamie Oliver, o ca Cordon Bleu é uma bíblia, hehe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s