Cozinha Contemporânea


Meus amigos(as) muitas vezes me pergunta o que é essa tal de cozinha Contemporânea ?

Fica dificil explicar do modo “clássico” com as definições do Ferran Adria, o famoso chefe do El Buli, considerado o melhor restarante do mundo, sobre a descontrução dos ingredientes e todo trabalho de cientista que ele realiza com os alimentos.

O Objetivo principal é surpreender transformando sólidos em liquidos e liquidos em espumas sem que o cliente consiga identificar o que esta comendo.

Um bom exemplo é a foto do post, a “Cruz Negra” sobremesa do El Bulli, que na aparencia não revela os ingredientes utilizados: praliné de gergelim preto, espuma de chocolate, molho de iogurte e crocante de leite de cacau.

Quando se cozinha com o objetivo de apenas inventar um prato inusitado, já se perde a força que nos mantem cozinhando, perdendo a essencia do cozinheiro e virando um cientista.

Ainda acredito no talharim com molho de tomates frescos, com a melhor farinha possivel, ovos caipiras, tomates corretos e o melhor parmeggiano reggiano do mundo, pois quando se procura o inusitado a qualdiade do ingrediente é o que menos importa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s